Salmonelose em bezerras leiteiras
Salmonelose em bezerras leiteiras

A diarreia neonatal é um dos principais problemas sanitários em propriedades leiteiras de todo o mundo, responsável por prejuízos econômicos e ao bem-estar dos animais (Olson et al., 2004). Os prejuízos econômicos referentes à diarreia estão relacionados tanto a prejuízos diretos, como custo com tratamento, …

Pneumonia em bezerros
Pneumonia em bezerros – Como realizar o tratamento corretamente

Os primeiros dias de vida do bezerro são os de maior susceptibilidade à ocorrência de doenças, apresentando risco iminente de morte, que decresce gradativamente com o avanço da idade do animal. Por isso os cuidados ao nascimento são essenciais para a redução da mortalidade e …

Vitaminas A, D e E e a suplementação para bovinos
Vitaminas A, D, e E: entenda a importância da suplementação para bovinos

As vitaminas são moléculas orgânicas essenciais para o funcionamento normal do organismo, estando presentes em inúmeras reações metabólicas e fisiológicas das células, além de atuarem como estimulantes do sistema imunológico. As vitaminas normalmente são fornecidas por meio da dieta. Por outro lado, algumas vitaminas são …

Clostridioses
Clostridioses em bovinos

As Clostridioses são causadas por bactérias anaeróbicas (bacilos gram-positivos) formadoras de esporos. Diversas espécies de Clostridium sp. são patogênicas e produzem toxinas que atuam de maneiras distintas no organismo, causando diferentes tipos de doenças. A maior parte das clostridioses é decorrente a ingestão de toxinas …

Intoxicação por plantas tóxicas
Intoxicação por plantas tóxicas em bovinos

Intoxicação por plantas tóxicas é um dos principais responsáveis por prejuízos diretos e indiretos na bovinocultura brasileira. Embora haja uma carência muito grande de registros desse tipo de acidente na literatura, sabe-se que na maioria vezes é prejudicial ao animal, podendo levar até a morte …

Controle da dor em ruminantes

Os animais de produção frequentemente passam por situações dolorosas ligadas a ocorrência de doenças ou procedimentos cirúrgicos, que estão relacionados a intensificação da produção da pecuária moderna. Porém os ruminantes são animais que dificilmente demonstram dor, característica que está ligada à sua história evolutiva.

Suplementação injetável de Fósforo e Vitamina B12 na bovinocultura de corte

A pecuária de corte brasileira, com origem no início da época da colonização, hoje é uma das atividades mais importantes para a economia do país. Seu crescimento se deu juntamente ao desbravamento e à ocupação territorial, percorrendo fases e avanços tecnológicos distintos, sendo a demanda do mercado consumidor, um dos principais fatores responsáveis por sua expansão.

Desidratação em bezerros

A criação de bezerras é um dos pontos chave para o sucesso do sistema leiteiro, uma vez que um desenvolvimento saudável dos animais que nascem hoje garante a expressão de todo o potencial genético e produtivo do rebanho de amanhã.

Laminite em bovinos

A atenção e investimentos em sanidade é essencial para que possamos ter uma pecuária próspera, lucrativa e ética.

Mastites em novilhas

O retorno financeiro da pecuária leiteira é proveniente principalmente da produção das vacas em lactação. Por outro lado, há a necessidade inevitável e constante de descarte de uma pequena parcela desses animais.

PNEUMONIA EM CONFINAMENTOS

O complexo da Doença Respiratória Bovina (DRB), também conhecido como Febre dos Transportes, são doenças respiratórias infecciosas dos bovinos confinados, com causas multifatoriais.

Retenção de placenta em éguas

A retenção de placenta é definida como falha na expulsão de partes ou da totalidade das membranas fetais, em um intervalo de até três horas após o parto em éguas.