História da Raça Jersey

O mais conhecido e comentado entre os especialistas é que a raça Jersey é originária das Ilhas Jersey, localizada no Canal da Mancha, na Inglaterra.

O gado Jersey foi introduzido no Brasil no estado do Rio Grande do Sul, em 1896. O primeiro lote veio da granja Windsor, pertencente a rainha Vitória, da Inglaterra.

Após a primeira importação, vários outros criadores Brasileiros importaram embriões, sêmen e outros animais desta raça bovina, de inúmeros criatórios de Jersey pelo mundo.

A raça Jersey foi oficializada pelo Ministério da Agricultura do Brasil em 1930 e, em 1938, foi fundada a Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil, no Rio de Janeiro. Hoje a cede da associação se encontra em São Paulo.

 

Características da Raça Jersey

Embora sua origem antes de chega da ilha de Jersey seja controversa, presume-se que o gado Jersey seja oriundo do cruzamento entre o gado Negro da Bretanha e o gado Vermelho da Normandia.

A raça apresenta animais de porte pequeno, com peso médio de 350 kg para as vacas e 500 kg para os touros. Sua pelagem apresenta a cor parda, variando do amarelo-claro ao pardo-escuro. O focinho e a língua têm coloração preta escura, sua cabeça é pequena e os chifres são curtos. Como boa produtora de leite, apresenta úbere com boa conformação e proporcional ao tamanho do corpo.

gado jersey vaca

Os animais da raça Jersey são relativamente pequenos quando comparados às outras raças, o que permite que a taxa de lotação por hectare possa ser maior. As vacas Jersey têm como característica um primeiro parto mais precoce, além de facilidade para partos e apresentar um intervalo entre partos menor.

Quando falamos em manejo e adaptação, os animais da raça surpreendem. A raça Jersey apresenta boa adaptabilidade a todos os tipos de manejo e sistemas produção, produzem bem em qualquer tipo de clima, se adaptam com outras raças facilmente e assim como a raça Girolando, são animais dóceis e de fácil manejo.

 

Produção de leite da raça Jersey

Um diferencial da raça em relação a outras raças leiteiras é a composição do leite produzido, principalmente a porcentagem de gordura do leite. A produção da raça Jersey apresenta também melhor sabor e maiores percentuais de proteína e outros sólidos, tornando o leite mais nutritivo e o favorito de fábricas de derivados de leite, por proporcionar melhores resultados na produção de manteiga, iogurtes, sorvetes etc.

O manejo adequado vai ser o diferencial em qualquer raça, e, para o Jersey, permite que o animal expresse sua boa aptidão leiteira, produzindo acima de 2000 kg em 300 dias de lactação e com 5 a 6% de gordura.

As vacas Jersey são capazes de produzir de 12 a 15 kg de leite por dia, quando expostas a condições razoáveis. Linhagens superiores da raça, manejadas com mais cuidado, chegam a produzir mais de 25kg de leite diariamente.

Fonte: MilkPoint.

Compartilhe:
Cadastre-se para receber novidades
Ao clicar em "Permitir Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade