JA adere ao outubro rosa e ao novembro azul

Campanhas tem o intuito de divulgar informações e reforçar a importância com o cuidado da saúde 

 WhatsApp Image 2022-11-22 at 08.52.14

Relacionar cores aos meses do ano tem sido uma ferramenta muito importante de conscientização das pessoas sobre temas voltados para a prevenção de problemas que afetam a saúde física e mental. Tradicionalmente, no chamado “calendário da saúde”, no mês de outubro inicia-se o Outubro Rosa, focando na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero e em novembro, o Novembro Azul que incentiva a prevenção do câncer de próstata.

Tendo em vista a relevância das campanhas, a JA Saúde Animal tem aderido a essas ações reforçando aos colaboradores a importância da atenção quanto à saúde. Nesse contexto, foram entregues ao longo desses meses pequenos laços coloridos que simbolizam cada campanha a fim de que os temas sejam sempre relembrados. Ações internas como essa são de grande importância pois contribuem para o bem-estar de toda a companhia, além de serem uma maneira de fortalecer o papel social da empresa.

“Todas essas ações têm um papel central de mostrar para as pessoas que esses problemas não estão longe de ninguém. São problemas que podem acontecer comigo, com você, com qualquer pessoa e por isso é sempre importante lembrar da tríade: prevenção, diagnóstico, conscientização e luta contra o preconceito. Vale lembrar que doenças como o câncer não escolhem classe ou determinada característica e por isso é tão importante focar na prevenção, conscientização e no apoio uns dos outros”, comenta Heitor Dias Caetano, Diretor Financeiro da JA Saúde Animal. 

 

Conhecendo um pouco mais sobre as campanhas:                                                                                 

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, sendo iniciada no Brasil em 2002. Ela tem como objetivo intensificar o compartilhamento de informações voltadas para a prevenção do câncer de mama e mais recentemente informações sobre a prevenção do câncer de colo do útero. A ação reforça a necessidade do autoexame de mamas e busca conscientizar sobre a realização da mamografia que deve ser feita, periodicamente, de acordo com a indicação médica de cada paciente.

Com a adição da temática do câncer de colo do útero, a campanha também tem o foco de informar sobre a importância da realização do exame de Papanicolau, preventivo para esse tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os cânceres de mama e de colo do útero são responsáveis por 37% dos casos de neoplasias em mulheres, o que reforça a necessidade de trabalhar na prevenção.

Novembro Azul

O chamado Novembro Azul busca conscientizar sobre a importância do cuidado e atenção com a saúde do homem, focando na prevenção do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Além disso, outros dados dessa instituição revelam que para cada triênio (de 2020 a 2022, por exemplo), estima-se que sejam diagnosticados 65.840 novos casos no Brasil. O Novembro Azul busca incentivar o público masculino a realizar check-ups preventivos para investigar os riscos de câncer de próstata, sendo os principais exames de detecção precoce: o toque retal e a dosagem de PSA (substância produzida pela próstata, cujo aumento no sangue indica problemas na glândula).

 

Texto: Juliana Melo

Compartilhe:
Cadastre-se para receber novidades
Ao clicar em "Permitir Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade