
A JA Saúde Animal, indústria farmacêutica veterinária brasileira, firmou importantes parcerias com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que promove o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), e com a Fundação de Ensino Superior (FAZU), local onde ocorrem as provas desse programa.
O PNAT é uma iniciativa de extrema relevância para o setor agropecuário, uma vez que visa selecionar os melhores reprodutores zebuínos registrados, com idade entre 18 e 25 meses, por meio de exames andrológicos positivos. Esses touros, são avaliados quanto à capacidade de transmitir características desejáveis para suas progênies, utilizando-se do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
Nos dias 23 e 24 de abril foi realizado um manejo sanitário dos animais participantes do PNAT 2024. Representantes da ABCZ, do PMGZ, da FAZU e da JA Saúde Animal estiveram presentes para garantir que o processo ocorresse de maneira eficiente e segura. Esse manejo não apenas assegura o bem-estar e saúde dos animais, mas também é fundamental para a obtenção de dados importantes que devem ser acompanhados ao longo de toda prova.
O Médico Veterinário Especialista Técnico da JA Saúde Animal, Vitor Sartori, destacou a importância dessa parceria estratégica: “Estamos muito entusiasmados em fazer parte dessa iniciativa. A colaboração entre a indústria, a academia e as associações de criadores é algo fundamental para impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento genético da pecuária brasileira. Compartilhamos o compromisso com a excelência, com a inovação e acreditamos que essa união de esforços trará resultados significativos para o setor”.
Texto: Juliana Melo