A importância do Escore de Condição Corporal

O Escore de Condição Corporal (ECC) é um índice subjetivo e avaliado de acordo com a visualização e palpação da deposição de gordura e cobertura muscular de determinadas regiões do animal, de forma a estimar seu estado nutricional. O ECC é considerada uma ferramenta essencial e deve ser utilizada rotineiramente nas fazendas leiteiras, pois dita o manejo alimentar do rebanho, juntamente com outros fatores (Rehagro, 2018).

Esse escore também é fundamental para que os programas de IATF obtenham sucesso no incremento dos índices reprodutivos da propriedade, visto a importância do manejo nutricional, aliado à sanidade e ao melhoramento genético (Sonohata et al. 2009). Estudos comprovam que há ativação de diversos processos reprodutivos fisiológicos ao incrementar o peso corporal, além de melhora na taxa de concepção e prenhez, mostrando mais uma vez a importância da implantação de um sistema de monitoramento da condição corporal das matrizes (ECC, Richard et al., 1986; Ferreira et al., 2013).

Adicionalmente, desequilíbrios na condição corporal ao parto têm grande impacto produtivo e reprodutivo, além de predispor o animal a diversas enfermidades, principalmente aquelas metabólicas do pós-parto imediato. Vacas com escore muito baixo podem apresentar queda na produção, atraso na redução do cio, cetose, torção de abomaso, entre outros problemas. Já em relação a escores altos, as fêmeas possuem maior probabilidade de apresentarem complicações ao parto, além da diminuição da produção leiteira (Wattiaux, 2015).

Para a observação da condição corporal, observa-se a garupa do animal, dando foco aos ossos da pelve (íleo, ísquio e da inserção da cauda), verificando a deposição de gordura sobre esses ossos. A depender dessa deposição na pelve e também sobre as vértebras, classificamos o animal dentro de um escore de 1 a 5, sendo o que o “1” representa um animal caquético e o “5” um animal muito obeso (Tenhagen B.A. et al. 2007; Wattiaux, 2015).

Figura 1. Ilustração da escala proposta por Wildman (1982).
Figura 2. Wattiaux, 2015

Vale lembrar que não basta apenas saber identificar o escore do animal, mas também identificar a condição corporal adequada para cada estágio da vida do animal (Wattiaux, 2015).

Por exemplo, uma condição corporal inferior a “3” não é indicada no parto, valores muito abaixo disso podem indicar nutrição inadequada e balanço energético negativo. Da mesma forma que escores acima de 3,5 também são indesejáveis.

Em situações de escore baixo no pré e pós parto, onde há balanço energético negativo, podemos lançar mão do uso de complexos minerais e vitamínicos como suporte no restabelecimento energético do animal. Nesse contexo, o uso do Catofós B12 é altamente desejável, por ser à base de Butafosfan (Fósforo Orgânico), associado à Vitamina B12, o que acelera o metabolismo energético, estimula o apetite e reduz o estresse, contribuindo ativamente para o aumento do ECC.

Autores:

Prof. Dr. José Abdo Andrade Hellu – Médico Veterinário e Fundador da J.A Saúde Animal

M.V. Eduardo Henrique de Castro Rezende – J.A Saúde Animal

 

Referencias:

Ferreira, M.C.N.; Miranda, R.R.; Figueiredo, M.A.; Costa, O.M. e Palhano, H.B. 2013. Impacto da condição corporal sobre a taxa de prenhez de vacas da raça nelore sob regime de pasto em programa de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Semin Cienc Agrar, 34: 1861-1868.

REHAGRO. Importância do escore da condição corporal em sistema de cria e como avaliar. Rehagro Blog, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p.1-2, out. 2018. Disponível em: <https://rehagro.com.br/blog/escore-da-condicao-corporal-em-sistema-de-cria-e-como-avaliar/>. Acesso em: 09 jan. 2020.

Richards, M.W.; Spitzer, J.C. and Warner, M.B. 1986. Effect of varying levels of postpartum nutrition and body condition at calving on subsequent reproductive performance in beef cattle. J Anim Sci, 62: 300-306.

Sonohata, M.M.; Oliveira, C.A.L.; Canuto, N.G.D.; Abreu, U.G.P. e Fernandes, D.D. 2009. Escore de condição corporal e desempenho reprodutivo de vacas no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Brasil. Rev Bras Sau Prod Anim, 10: 988-998.

Tenhagen B.A, Helmbold A, Heuwieser W. Effect of Various Degrees of Dystocia in Dairy Cattle on Calf Viability, Mi…: University of Liverpool Library. J. Vet. Med. 2007, 54:98-102.

WATTIAUX, Michel A.. Escore de Condição Corporal. Instituto Babcock Para Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Internacional, Wisconsin, p.45-48, jan. 2015.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *