Como reduzir a mastite subclínica através da terapia de secagem?

Mastite Subclínica em Bovinos possui tratamento a partir da Terapia de secagem

 

A melhor forma de controlar a mastite subclínica é a realização da terapia de vaca seca. Durante esse período, faz-se o uso de antibióticos com o intuito de eliminar as infecções intramamárias existentes e prevenir novos casos de mastite após a secagem e no período pré-parto (SANTOS, TOMAZI, 2017).

As principais características de um bom medicamento intramamário para a terapia de vaca seca é ser de concentração superior ao usualmente utilizado para vacas em lactação, possuir veículo oleoso, longa ação e alta eficácia antimicrobiana (BARCELOS, 2004).

Um dos princípios mais utilizados é a Cloxacilina Benzatina, um antimicrobiano de longa ação da classe dos Beta Lactâmicos (PRESCOTT, et al. 1988). Esse princípio ativo irá atuar de forma a eliminar bactérias já existentes no úbere, bem como reduzir de forma importante as chances de novas infecções.

Aliado ao antimicrobiano é desejável que se faça o uso de um selante intramamário, que irá atuar na formação de uma barreira mecânica artificial contra a entrada de microrganismos. Existe um mecanismo no qual há a formação de um tampão natural de queratina no canal do teto, entretanto podem haver falhas ou atrasos na formação desse tampão, daí a importância do selante intramamário (SANTOS, TOMAZI, 2017).

A sugestão da J.A Saúde Animal para a Terapia de Secagem é o uso do Intrasec VS, intramamário antimicrobiano à base de Cloxacilina Benzatina, apresentando alta eficácia antimicrobiana aliada a um veículo oleoso de liberação lenta. Para um melhor resultado na secagem, recomendamos também o uso do SelaTeto, selante intramamário que atua formando um tampão no esfíncter do teto do animal, impedindo a entrada de microrganismos.

 

Autor: Eduardo Henrique de Castro Rezende – Médico Veterinário – J.A Saúde Animal

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Intrasec VS.

Referências bibliográficas:

  • BARCELOS, Melina Melo. Tratamento de vaca seca: uso nas vacas com mastite é mais recomendável. 2004. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/tratamento-de-vaca-seca-uso-nas-vacas-com-mastite-e-mais-recomendavel-206622/>. Acesso em: 27 set. 2018.
  • PRESCOTT, J.F. Aminoglycosides and aminocyclitols. In: PRESCOTT, J.F.; BAGGOT, J.D.; WALKER, R. D Antimicrobial Therapy in Veterinary Medicine, 3ª. Ed., Ames:. Eds Prescott, J.F., BAggot, J. D. & Walker, R.D. pp. 191-228. Iowa State University Press, Ames, IA. 2000a
  • SANTOS, Marcos Veiga; TOMAZI, Tiago. Selante de tetos associado com antibiótico de vaca seca reduz mastite e CCS no início da lactação.  Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/selante-de-tetos-associado-com-antibiotico-de-vaca-seca-reduz-mastite-e-ccs-no-inicio-da-lactacao-206133n.aspx>. Acesso em: 27 set. 2018.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *