Como melhorar o ganho de peso ao desmame em bezerras leiteiras?

A fase de desmame de bezerras leiteiras é extremamente importante e exige cuidados para que os animais passem pelo menor nível de estresse possível, evitando impactos no ganho de peso. Confira detalhes no texto a seguir!

Introdução

A criação de bezerras leiteiras é complexa e exige uma série de cuidados, sendo imprescindível a realização do manejo adequado desde o nascimento até o desmame. Nesse contexto, é importante destacar que a fase do desmame é bastante delicada e estressante para os animais, causando vulnerabilidades como: maior propensão a doenças e parasitos, perda de apetite e consequentemente, perda de peso (PARANHOS; SILVA, 2014).

Segundo a Associação de Bezerras e Novilhas Leiteiras dos Estados Unidos (Dairy calf and heifer association), 50% do crescimento em estatura e 25% do ganho de peso ao longo da vida das bezerras leiteiras, ocorrem nos 6 primeiros meses de vida, o que mostra que tanto as semanas que antecedem, quanto as semanas seguintes ao desmame são críticas e merecem atenção (HANSON, 2021). Desta forma, como melhorar o ganho de peso ao desmame das bezerras leiteiras? 

Momento adequado para iniciar o desmame

O primeiro ponto a ser pensado para a obtenção de melhores resultados quanto ao ganho de peso dos animais nessa fase é em que momento realizar o desmame. Conforme o Blog Rehagro, para desmamar bezerras leiteiras é necessário considerar fatores como: o consumo de alimentos sólidos (concentrados) e o peso dos animais. Recomenda-se que esse manejo seja feito quando as bezerras atingem aproximadamente 90 kg de peso vivo e passam a comer em torno de 1 kg de concentrado por dia e em frequência constante (o que geralmente acontece entre a quarta e a oitava semana de vida dos animais). No caso das bezerras Holandesas o ideal é que o desmame seja feito ao atingirem de 100 a 120 kg de peso vivo para um desenvolvimento adequado (MILKPOINT, 2003).

Algumas medidas para evitar a queda de desempenho ao desmame

Dentre as medidas importantes para que seja evitada a queda de desempenho das bezerras leiteiras ao desmame e pensando na melhoria do ganho de peso nesta fase, destaca-se a realização gradativa das mudanças, que devem ser feitas uma de cada vez. Outro ponto é a transição dietética que precisa ser realizada cuidadosamente, já que a mudança abrupta de dieta, baseada principalmente em leite para uma ração de grãos e forragem, afeta os microrganismos que vivem no trato digestivo dos bezerros. Assim, o recomendado é que sejam fornecidos grãos ricos em proteína (22%) durante as primeiras 10 ou 12 semanas, até que atinjam 4,5 kg de ingestão diária, para depois fazer a transição para uma ração de crescimento rica em proteína (18%) com feno por mais 12 semanas (HANSON, 2021).

Além disso, mais uma medida seria alojar os animais em pequenos grupos (de em média 6 cabeças), o que possibilita que eles aprendam a interagir em grupo e acessem os cochos com água e alimentos com facilidade, evitando estresse por competição. É importante também pensar nas instalações, pelas quais os animais precisam ficar protegidos, com disponibilidade de camas secas e superfície sem lama. Por fim, o fornecimento de alimentos deve ser feito de acordo com as necessidades das bezerras, além disso contribuindo para um crescimento saudável (HANSON, 2021). Todas essas medidas auxiliam para que não haja queda no desempenho das bezerras em período de desmame, o que automaticamente contribui para a melhoria no ganho de peso. Nesse sentido, suplementações podem ser utilizadas como importantes ferramentas para o desenvolvimento desses animais.   

De acordo com pesquisas, o uso de Butafosfan em associação com a Vitamina B12, reduz o estresse, melhora o metabolismo energético e consequentemente contribui para o ganho de peso dos animais após o desmame (FLASSHOFF, 1974; SIMON, 1990). Em um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas, a utilização de 5 mL dessa associação no desmame, com duas reaplicações em intervalos de 15 dias entre elas, resultou em um ganho médio de peso diário de 200 g a mais, em comparação ao grupo de animais sem tratamento (PEREIRA, 2012). Esse efeito pode ser atribuído à ação redutora de cortisol com consequente elevação da insulina, aumentando a entrada de glicose na célula e otimizando o mecanismo produtor de energia no organismo (DENIZ et al., 2008). Alguns autores ressaltam que o Butafosfan é uma fonte importante de íons Fósforo, que são base para a molécula de energia Adenosina Tri Fosfato (ATP) (DENIZ et al. 2007).

Conheça o Catofós B12!

Uma solução injetável à base de Butafosfan e Vitamina B12, o Catofós B12 é altamente eficaz, podendo ser utilizado para a melhoria dos índices produtivos e reprodutivos dos animais. É recomendado para bezerras leiteiras na fase de desame, na dose de 10 mL (por via intramuscular, intravenosa ou subcutânea), de acordo com a prescrição do Médico Veterinário.

 

Texto: Juliana Ferreira Melo

Médica Veterinária – JA Saúde Animal

 

Referências

DENIZ, A.;Catosal Efficacy /Mode of Action, Review. Bayer HealthCare AG, Animal Health Global Veterinary Services FAP, 2007.

FLASSHOFF, F. H. 1974. Clinical and chemical blood serum investigations in cattle and treatment studies with ornithine-aspartate-product HMV20 and with Catosal for the reduction of fertility and health disorders. PhD Thesis. Tierärztliche Hochschule, Hannover, Germany.

HANSON, Maureen. Seven Tips for Avoiding the Post – weaning slump, Dairy Production, February, 2021. Disponível em: https://www.dairyherd.com/news/dairy-production/seven-tips-avoiding-post-weaning-slump. Acesso em: 28 jun. 2022.

MILKPOINT. Fatores que influenciam o desenvolvimento da glândula mamária nos bovinos de leite, 2003. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/fatores-que-influenciam-o-desenvolvimento-da-glandula-mamaria-nos-bovinos-de-leite-16819n.aspx. Acesso em: 28 jul. 2022.

PARANHOS DA COSTA, M. J. R.; SILVA, L. C. M. Boas práticas de manejo – bezerros leiteiros. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2014.

PEREIRA, R.A.; Farias, L.B.; Theobald, F.; Braunder, C.C.; Lima, M.E.; Corrêa, M.N. Metafilaxia com Catosal B12 para incrementar o ganho de peso de bezerros durante o início da recria. A Hora Veterinária, v.32, n. 188, p23-26, 2012.

REHAGRO. Desmama de bezerras leiteiras: principais cuidados para essa fase. Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/desmama-de-bezerras-leiteiras/. Acesso em: 06 jul. 2022

SIMON, F. 1990. Study on stress reducing effect of butaphosphan in sheep. Unpublished internal report: Bayer Healthcare AG, Leverkusen. Bayer ID 12765.

 

Você também pode gostar…