A busca por diminuir as taxas de morbidade e mortalidade na criação de bezerros é fundamental em qualquer sistema de produção, principalmente nos rebanhos leiteiros. As primeiras semanas de vida é o período que demanda maiores cuidados, visto o animal é mais susceptível a doenças infecciosas, inclusive aquelas que causam desidratação (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 1996).
A desidratação é um quadro clínico frequente em animais jovens, caracterizado pela deficiência de líquidos, por baixa ingestão e/ou decorrente de sua perda pelas fezes, sendo primordial a rapidez no tratamento (QUIGLEY, 2018). É comum em doenças infecciosas que causam febre e, consequentemente, queda na ingestão de líquidos (inapetência). Entre as enfermidades infecciosas mais comuns temos a diarreia, tristeza parasitária e a pneumonia.
Em decorrência a perda de líquidos, há um desequilíbrio hidroeletrolítico do organismo, ocasionando a acidose metabólica, que é uma situação grave, quando o pH sanguíneo fica mais ácido, devido à perda de determinados eletrólitos (QUIGLEY, 2018).
É muito comum a morte de bezerros em decorrência da desidratação, principalmente pelos acentuados desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido-base, sendo primordial a correção dessas alterações para reduzir os casos de mortalidade (WALKER et al., 1998; NAYLOR, et al., 2006; LORENZ & VOGT, 2007).
Para a hidratação de bezerros se faz necessário o uso de uma solução capaz de repor os eletrólitos perdidos durantes os processos diarreicos. (BITTAR; MIQUEO, 2017). A reidratação oral é a escolha ideal para a reposição hidroeletrolítica, pois é extremamente eficaz e de baixo custo (QUIGLEY, 2018).

A sugestão da J.A para a hidratação oral de bezerros é o uso do Hidralac, repositor hidroeletrolítico concentrado, que contém os principais eletrólitos e a Glicose necessária para reestabelecer a saúde do bezerro desidratado. Sua concentração de eletrólitos é compatível com o que a literatura científica determina para um repositor ideal, inclusive tendo como um de seus principais componentes o Acetato de Sódio, agente alcalinizante ideal para reverter a acidose metabólica com a vantagem de poder ser administrado junto ao leite, ao contrário do bicarbonato de sódio.