Como sincronizar o cio de forma eficaz e econômica

A eficiência reprodutiva do rebanho está diretamente relacionada ao sucesso da pecuária leiteira, sendo este um grande desafio para o setor. Segundo alguns autores, isso se deve a influência negativa que a produção de leite causa na intensidade e duração do estro, consequentemente afetando a identificação dos sinais de cio (CUTULLIC et al., 2009).

A fim de aumentar a eficiência reprodutiva, desenvolveram-se técnicas que fazem uso de hormônios sintéticos que mimetizam os efeitos dos hormônios endógenos. Uma dessas técnicas é a sincronização de cio através do uso de Cloprostenol, uma Prostaglandina PGF2α sintética (PATE & TOWNSON, 1994). O desenvolvimento dessa molécula ocorreu na década de 70, revolucionando a forma de sincronizar o cio, visto que anteriormente a luteólise era pouco eficaz, feita apenas com estrógenos (VASCONCELOS, 2000).

O grande avanço da intervenção hormonal no ciclo estral ocorreu na década de 70, com a descoberta da Prostaglandina e de seus análogos sintéticos. Anteriormente, a luteólise era obtida com estrógenos, que não apresentam alta eficácia e que possuem muitos efeitos colaterais, como a ocorrência de cistos, por exemplo (MADUREIRA; BARUFI, 2000).

A função do Cloprostenol é promover a destruição do corpo lúteo (luteólise), diminuindo os níveis de Progesterona e, consequentemente, promovendo uma nova ovulação. Dentro de um protocolo, a Prostaglandina sintética possui a função de encurtar o período de diestro, antecipar a ovulação e até mesmo sincronizar o ciclo estral do rebanho, o que facilita o melhoramento genético através da inseminação artificial (Gregory & Rocha, 2004).

Pesquisas mostram que o Cloprostenol pode reduzir o intervalo entre os ciclos estrais e aumentar a taxa de detecção de cio, entretanto não promove regressão de corpos lúteos com menos de cinco dias pós cio, sendo importante duas aplicações com intervalo de 11 dias. Vacas em anestro também não são sincronizadas por esse hormônio (VASCONCELOS, 2000).

De qualquer forma, o uso do Cloprostenol, além de reduzir o intervalo entre os ciclos estrais e aumentar a taxa de detecção de cio, diminui o manejo por reduzir ou até mesmo extinguir a necessidade de observação diária de cio, aumentando assim os índices de prenhez da propriedade (VASCONCELOS, 2000).

A J.A Saúde Animal sugere o uso do Cioton®, produto à base de Cloprostenol Sódico, análogo sintético da Prostaglandina F2α (PGF2 α), de alta eficácia e rápida metabolização. Cioton® está disponível nas apresentações de 4 e 20 ml. Veja na sequência alguns protocolos de indução e sincronização de cio, destinados às vacas vazias ciclando, que podem ser feitos exclusivamente com o uso do Cioton®.

 
 

Autores:

Eduardo Henrique de Castro Rezende – Médico Veterinário da J.A Saúde Animal

Prof. Dr. José Abdo Andrade Hellu – Médico Veterinário e Fundador da J.A Saúde Animal

Referências bibliográficas:

CUTULLIC, E.; DELABY, L.; CAUSER, D.; MICHEL, G.; DISENHAUSA, C. Hierachy of factors affeting behavioural signs used oestrus detection of Holstein and Nomande dairy cows ins a seasonal calving systema. Animal Reproductive Science, v. 113, p.22-37, 2009.

PATE, J.L., TOWNSON, D.H. Novel local regulators in luteal regression. J. Anim. Sci., v.72, n.3, p. 31-42, 1994.

MADUREIRA, Ed Hoffmann; BARUFI, Francisco Bonomi. Sincronização do cio com prostaglandina. 2000. Disponível em: <https://www.beefpoint.com.br/sincronizacao-do-cio-com-prostaglandina-parte-iiii-5026/>. Acesso em: 27 set. 2019.

VASCONCELOS, José Luiz Moraes. Hormônios para sincronização do estro em vacas. 2000. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/colunas/jose-luiz-moraes-vasconcelos-ricarda-santos/hormonios-para-sincronizacao-do-estro-em-vacas-16535n.aspx>. Acesso em: 27 set. 2019.

Você também pode gostar…