O que é? Por quê tratar?
O controle de verminoses em bovinos e outros parasitas é muito importante visto que estes causam grandes perdas econômicas devido à queda de produtividade, transmissão de doenças e em alguns casos até a morte. As tentativas de eliminar as verminoses em bovinos que, na maioria das vezes, são realizadas de forma errônea com o elevado e desordenado uso de medicamentos antiparasitários, também oneram o custo de produção (ECHEVARRIA et al., 1996; VIEIRA & CAVALCANTE, 1999). Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal, uma das classes com maior participação no mercado é a de antiparasitários, sendo responsável por 34,3% em 2008 (SINDAN, 2009).
Tratamento
Para prevenir e minimizar as perdas ocasionadas pelas verminoses, recomenda-se a utilização de tratamentos anti-helmínticos estratégicos, que reduzem a mortalidade e aumentam a eficiência produtiva do rebanho (BIANCHIN et al., 1996). O tratamento estratégico baseia-se na vermifugação no período seco do ano, onde há maior chance de eliminação das verminoses, visto que nesse momento os vermes estão instalados sobretudo nos animais e quase nada no ambiente (REHAGRO, 2018). Aproveitando o período de vacinação obrigatória de febre aftosa, recomenda-se o tratamento nos meses de maio, agosto e novembro.
A classe antiparasitária mais utilizada são as Avermectinas (DELGADO, F. E. F., et. al, 2009), sendo as Ivermectinas as mais utilizadas dessa classe. Altas concentrações desse agente proporcionam amplo espectro e alta eficácia contra as verminoses (CANAVACI, F. H. T., 2006). As Ivermectinas por apresentarem baixa hidrossolubilidade e elevada lipossolubilidade, prolongam o tempo de ação do medicamento, ampliando sua distribuição, principalmente nas mucosas abomasal/intestinal e tecido pulmonar, locais de predileção das verminoses (CAMPBELL, 1989; SPINOSA et al., 1996; EMEA, 2004).

A sugestão da J.A Saúde Animal para o controle das verminoses em bovinos é o uso de Longamectina Premium 3,5%, Ivermectina 3,5%, altamente concentrada e de longa ação. Seu grande diferencial é conter 100% de B1a, que é a molécula realmente eficaz contra os parasitas, promovendo maior eficácia contra as verminoses e parasitas externos.