Controle Estratégico de Carrapatos em Bovinos

Essa medida tem como objetivo o controle dos carrapatos a partir de tratamentos em determinadas épocas do ano, a fim de que os níveis de infestação se mantenham economicamente aceitáveis

Introdução

Conhecido como o carrapato do boi, o Rhipicephalus (Boophilus) microplus é responsável por provocar uma série de prejuízos econômicos para a cadeia produtiva de bovinos no Brasil, sendo endêmico em praticamente todo o território nacional. Desta forma, a fim de evitar o comprometimento da produção de carne e leite, visando uma maior segurança alimentar e a prevenção de doenças como a Tristeza Parasitária Bovina é importante que sejam adotadas medidas de controle estratégico do parasito nos rebanhos (ANDREOTTI, et al., 2019).

Ciclo biológico do Rhipicephalus (Boophilus) microplus

Para ser concluído o ciclo biológico do Rhipicephalus (Boophilus) microplus é necessário apenas um único hospedeiro, havendo uma predileção para os bovinos. Esse ciclo pode ser dividido em duas fases, sendo uma parasitária e uma de vida livre (ou não parasitária). Nesse sentido, a fase parasitária inclui a fixação da larva em um hospedeiro sensível até que ela chegue no estádio adulto e ocorra o desprendimento das teleóginas (que são as fêmeas ingurgitadas). Posteriormente, inicia-se a fase de vida livre pela qual a teleógina, depois de cair no solo, procura por um local adequado e inicia a ovipostura, com incubação dos ovos e eclosão das larvas (ANDREOTTI, et al., 2019).

O que é o Controle Estratégico?

Esse tipo de controle é feito a partir da administração de carrapaticidas em época específica do ano, sendo iniciado antes da época de maior infestação (períodos de calor e chuva) mantido por mais 150 dias de tratamento (geralmente de outubro a março, no caso das regiões sudeste e centro-oeste). É muito importante que o tratamento seja mantido mesmo quando já não é mais possível visualizar os carrapatos sobre os animais, para que o sucesso seja assegurado. Além disso, é interessante que haja infraestrutura mínima para a administração correta e adequada dos carrapaticidas e que a escolha do produto seja feita de forma assertiva, para isso o biocarrapaticidograma é uma ferramenta que pode auxiliar nessa seleção (PEREIRA, et al., 2008).

Nesse sentido a JA Saúde Animal conta com várias soluções ectoparasiticias como por exemplo: o Insemax Pour-on, o Rambo Pulverização e o M3Ecto, todos à base de Cipermetrina, Clorpirifós e Butóxido de Piperonila. Além disso, endectocidas, produtos que eliminam simultaneamente carrapatos, moscas e verminoses também são indicados, como a Longamectina Premium 3,5%, altamente concentrada e de longa ação e o Frigoboi Facilite, que promove vermifugação prática e eficaz. Para mais informações sobre modo de uso e dosagem, acesse o nosso site.

Texto:

Juliana Ferreira Melo

Médica Veterinária / Jornalista

 

 

Referências

ANDREOTTI, R.; GARCIA, M. V.; KOLLER, W. W. Biologia e importância do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. (Ed.). Carrapatos na cadeia produtiva de bovinos. Brasília, DF: Embrapa, 2019. 240 p. il. color.

PEREIRA, M.C., LABRUNA, M.B., SZABÓ, M.P.J., KLAFKE, G.M. Rhipicephalus (Boophilus) microplus: biologia, controle e resistência. São Paulo: MedVet, 2008. 169p.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *