A criação de gado de corte é um desafio para quem deseja investir na pecuária, afinal, é fundamental seguir uma série de cuidados e protocolos para conseguir lucrar com a atividade.
Considerando a complexidade relacionada a este ramo, montamos um conteúdo voltado para produtores iniciantes com o intuito de solucionar as dúvidas sobre como criar gado de corte.
Para que o artigo faça sentido para você, devemos relembrar a definição de gado de corte: trata-se de raças bovinas cujas as características genéticas são ideais para produção de carne.
Nas últimas décadas, a pecuária brasileira se desenvolveu muito, tornando-se uma das maiores do mundo. Além disso, existe uma demanda cada vez maior por esses produtos no mercado interno e para exportação.
Então, se você está pensando em investir nessa área e colher frutos, continue a leitura!
Afinal, como é a criação do gado de corte?
Quando falamos sobre criação de gado de corte, precisamos levar em consideração fatores como escolha da raça, cuidados com alimentação, gestão da fazenda e também o uso de medicamentos específicos para animais de grande porte.
Para começar, confira um checklist:
- Determine a raça que mais corresponda às suas expectativas e que seja mais adequada para a região da sua fazenda (em breve estará disponível um artigo explicando sobre as 5 principais raças da pecuária brasileira);
- Invista no melhoramento genético do rebanho;
- Estude bem as fases de criação bovina (cria, recria e engorda);
- Preste bastante atenção no manejo nutricional;
- Monte uma instalação apropriada para o gado;
- Elabore um planejamento da gestão administrativa.
Como funciona o melhoramento genético na pecuária
Não é novidade para ninguém que os avanços tecnológicos impactaram inúmeros setores, inclusive o da pecuária. O principal destaque nesse caso é o uso de biotecnologias reprodutivas para melhoramento genético, resultando em melhores índices de produtividade do rebanho.
De maneira geral, as práticas relacionadas ao melhoramento genético do gado de corte têm como objetivo:
- Melhorar a conversão alimentar;
- Reduzir o intervalo entre partos;
- Produzir bezerros mais resistentes às condições locais.
Em outras palavras, se você deseja ser um produtor de sucesso, estes são requisitos obrigatórios.
Abaixo, listamos as principais biotécnicas de reprodução disponíveis para produtores de gado de corte que traz impactos positivos no desenvolvimento do rebanho:
- Inseminação Artificial;
- Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF);
- Transferência de embriões;
Manejo nas fases de criação do gado de corte
Outra informação importante que produtores de gado de corte precisam saber são as etapas do ciclo de produção de bovinos.
Em linhas gerais, as fases de criação englobam:
- Cria;
- Recria;
- Engorda.
Para o sucesso de sua criação, é fundamental que todas essas etapas sejam realizadas com as estratégias de manejo corretas. Abaixo explicamos melhor cada uma delas:
Cria
O período de cria abrange o melhoramento genético, crescimento do bezerro e a desmama.
Nessa etapa, o produtor deve investir nos melhores touros (seja monta natural ou inseminação artificial), vacas e novilhas. Ou seja, todos eles devem estar em ótimas condições e na melhor idade/escore corporal para a reprodução. Portanto, aqui entram as estratégias de melhoramento genético para aumentar as chances de conseguir bezerros com as características desejadas.
Após o nascimento, o foco deve ser o manejo correto dos bezerros recém-nascidos. Para isso, salientamos dois cuidados essenciais: a mamada do colostro e a cura do umbigo. Destacamos também o uso do Pró-Bezerro, medicamento que atua na prevenção e combate das doenças bacterianas no primeiro mês de vida, além de prevenir a ocorrência de miíases no umbigo.
Lembre-se: os bezerros são mais frágeis e devem receber cuidados especiais para passarem imunes de diferentes tipos de enfermidades.
Então, anote a nossa dica: na fase de cria, o principal objetivo é garantir que os bezerros vivam bem e alcancem o desmame com o maior peso possível.
Confira fatores que influenciam no desenvolvimento do animal durante essa etapa:
- Nutrientes fornecidos;
- Habilidade materna da vaca;
- Potencial genético do bezerro.
Recria
A fase de recria começa logo após o desmame dos bezerros. Nesse momento, o principal objetivo é cuidar do desenvolvimento do animal para que ele possa atingir o máximo do seu potencial genético. Isto é, desenvolver a sua estrutura física e ganhar peso no menor tempo possível.
A atenção no período de recria deve-se manter alta, afinal, caso o desenvolvimento não seja bem feito, o processo de engorda será afetado também.
Portanto é interessante realizar um investimento na suplementação para a produção de uma arroba mais eficiente e econômica. Entretanto, siga sempre as recomendações de uso dos suplementos e endectocidas, tomando cuidado para aplicar as dosagens corretas.
Catofós B12 é uma excelente opção para uso na desmama, visto que contribui com a redução do estresse inerente ao processo, além de incrementar o metabolismo energético e consequentemente melhorar os índices produtivos do rebanho.
O uso de um bom vermífugo também é essencial! Sugerimos o uso da Longamectina Premium 3,5%, endectocida altamente concentrado e de longa ação, eficaz no controle e combate de verminoses, carrapatos e moscas em bovinos.
Engorda
A fase de engorda, também conhecida como terminação, nada mais é do que a etapa final da criação de gado de corte. Nesse período, os bovinos passam por uma alimentação específica para ganho de peso visando a produção de mais carne e de melhor qualidade. Catofós B12 também pode ser utilizado nessa categoria animal, apresentando alta performance no incremento do ganho médio de peso diário.
Quer garantir o desenvolvimento e bem-estar do seu gado de corte? Conheça a JA Saúde Animal!
Ficou visível no artigo que investir na pecuária demanda competência, conhecimento de mercado e aplicação das melhores estratégias para o desenvolvimento do animal.
Ciente disso, nós da JA Saúde Animal, desenvolvemos uma série de produtos visando a sanidade, desenvolvimento e bem-estar animal.
Estamos há mais de 20 anos no mercado, disponibilizando medicamentos como anti-inflamatórios, antimicrobianos, antiparasitários, intramamários, fortificantes e muito mais.
Conheça as nossas soluções e veja como podemos contribuir para o sucesso da sua produção.
Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas, materiais técnicos e informações relevantes à pecuária.