Retenção de Placenta em Vacas: como agir?

A Retenção de Placenta consiste em uma falha na expulsão dos anexos fetais pelo útero no pós-parto. Neste artigo, confira detalhes sobre essa condição e como proceder diante desses casos.

Introdução

A fase do pós-parto em vacas requer atenção, principalmente com relação a doenças que podem surgir nesse período. Uma delas é a Retenção de Placenta, que se define como a permanência total ou parcial dos anexos fetais (especialmente a placenta) no útero, por um tempo maior que 12 horas (geralmente entre 12 e 24 horas). Na maior parte dos casos, o quadro representa uma manifestação clínica de alguma doença sistêmica presente, sendo mais comum em bovinos leiteiros do que em bovinos de corte (DAYRELL, 1991).

A Retenção de Placenta impacta diretamente na eficiência produtiva e consequentemente reflete em prejuízos econômicos para os sistemas de produção. Dessa forma, conhecer fatores de risco que possam estar associados é algo importante para traçar medidas preventivas (NOBRE et al., 2012). Cabe ressaltar que as causas da Retenção de Placenta ainda não são totalmente esclarecidas, porém alguns fatores de risco para a ocorrência da enfermidade já são bem reconhecidos como abortamentos, hipocalcemia, partos distócicos, partos gemelares, idade e nutrição inadequada (MULLER E OWENS, 1974 apud NOBRE et al., 2012).

Sinais Clínicos

A presença de envoltórios fetais pendentes na vulva é o sinal clínico mais evidente da Retenção de Placenta, contudo em alguns casos esses envoltórios permanecem dentro do útero, não sendo possível visualizá-los no exame físico (PRESTES; ALVARENGA, 2006). A ocorrência de cólica com a presença de resquícios de anexos (cor acinzentada-amarelada) devido a uma possível putrefação pela vulva, são sinais que também podem ser encontrados. A partir desse quadro, a Retenção pode evoluir para hipertermia, depressão e metrite séptica (HORTA, 1994).

Como proceder?

Em casos de Retenção de Placenta em vacas, é aconselhável fornecer suporte ao organismo do animal. Isso inclui ações fundamentais como a administração de antibióticos para combater possíveis infecções bacterianas, a aplicação de soro glicosado e cálcio, o controle da dor e da febre para garantir que o animal tenha a força necessária para se alimentar e a administração de hormônios para estimular as contrações uterinas.

É importante ressaltar que a tração manual da placenta não é recomendada, a menos que haja circunstâncias excepcionais, como quando os anexos estão soltos (o que é confirmado por exame veterinário). Isso por conta riscos associados a essa tração manual, como hemorragias, septicemia, ruptura e atraso na recuperação uterina. Cuidados de enfermagem podem ser realizados, incluindo o corte de anexos fetais rente à vulva, se estiverem muito expostos, e a lavagem da região do períneo com água e sabão neutro. Em contrapartida, a lavagem uterina não é aconselhável devido ao acúmulo de líquidos no útero, que dificulta sua remoção, bem como à sensibilidade e fragilidade do órgão, que podem resultar em lesões graves ou fatais.

Conheça alguns produtos JA Saúde Animal!

No contexto da Retenção de Placenta, a JA Saúde Animal conta com uma ampla linha de soluções com destaque para o Diclotril, um antimicrobiano à base de Enrofloxacina (bactericida de amplo espectro) associado ao Diclofenaco de Sódio, um potente anti-inflamatório. O medicamento apresenta também ação analgésica e antipirética, auxiliando no controle da dor e da febre e consequentemente promovendo maior bem-estar ao animal. Diclotril deve ser administrado pela via intramuscular ou pela via intravenosa, na dosagem de 1 mL/40 kg de peso corpóreo.

Outro produto recomendado, nesse caso, para a suplementação de minerais, aminoácidos e energia nos animais com retenção, é o Turbo Cálcio, uma solução pronta para uso, composta por cálcio, fósforo, magnésio, vitamina B1, sorbitol e metionina. Turbo Cálcio deve ser administrado pela via intravenosa, utilizando agulha estéril, na dose de 1 mL por kg de peso corpóreo. Dentre suas vantagens destaca-se o estímulo da contração uterina, facilitando a expulsão dos anexos pelas vacas.  

Ainda, para o auxílio da expulsão da placenta pelo organismo a JA disponibiliza a Lactocina, uma Ocitocina sintética. Seu uso é recomendado somente até 24 horas depois do parto, além disso, a aplicação deve ser feita sempre no período da manhã e nunca no final do dia, para que o animal possa ser monitorado. A aplicação da Lactocina deve ser realizada pela via intramuscular ou subcutânea, na dosagem de 2 a 5 mL.

Outra opção da JA é o Cioton (que pode ser administrado após 24 horas de retenção), sendo um análogo sintético da Prostaglandina, que contribui para a eliminação do resíduo placentário e favorece a ação do antimicrobiano. Cioton é um produto à base de Cloprostenol Sódico, um análogo sintético da Prostaglandina F2α. Em bovinos, Cioton deve ser administrado na dose de 2 mL pela via intramuscular. Para maiores orientações consulte sempre um profissional Médico Veterinário e para outras informações sobre os produtos JA Saúde Animal acesse o nosso site!

Texto:

Juliana Ferreira MeloMédica Veterinária / Jornalista

Referências Bibliográficas

DAYRELL, Milton de Souza. Efeito da deficiência de alguns minerais na reprodução de bovinos. Embrapa, 1991. 18 p. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/582574/1/2044.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022. 

HORTA, A.E.M. Fisiologia do Puerpério na Vaca. 8ª Jornadas Internacionales de Reproducción Animal, AERA, Santander, p. 181-192, 1994.

MULLER, L.D.; OWENS, M.J. Factors associated with the incidence of retained placenta. J. Dairy Sci., v.57, p.725-728, 1974.

NOBRE, M. M., COELHO, S. G., HADDAD, J. P. A., CAMPOS, E. F., LANA, A. M. Q., REIS, R. B., & Saturnino, H. M.. (2012). Avaliação da incidência e fatores de risco da retenção de placenta em vacas mestiças leiteiras. Arquivo Brasileiro De Medicina Veterinária E Zootecnia, 64(1), 101–107. https://doi.org/10.1590/S0102-09352012000100015.

PRESTES, N. C., ALVARENGA, F. C. L. Obstetrícia Veterinária. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 123 – 125, 2006.

FERREIRA, Ademir de Moraes; SÁ, Wanderley Ferreira de; VIANA, João Henrique Moreira; CAMARGO, Luiz Sérgio Almeida. Retenção de Placenta – Portal EMBRAPA, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/criacoes/gado_de_leite/producao/sistemas-de-producao/reproducao/manejo-reprodutivo/saude-reprodutiva/retencao-de-placenta. Acesso em: 7 set. 2023.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *